Projeto Mendigos de Santos

Certamente você já parou em um semáforo da cidade e foi abordado por alguém pedindo esmola ou comida. A questão é que essas pessoas passam por necessidade no dia a dia e não tem a quem recorrer ou simplesmente foram abandonadas por seus familiares pelo constante uso de drogas e entorpecentes.

Mendigos e indigentes sem teto fazem das ruas sua habitação a céu aberto. A Secretaria de Assistência Social realiza um trabalho diário a fim de identificá-los e abrigá-los provisoriamente e tentar localizar seus familiares e enviá-los de volta para suas cidades. A Constituição Federal prevê direitos fundamentais incluindo a dignidade humana como direito absoluto. Tirar essas pessoas das ruas nas condições precárias em que se encontram é um dever de todos, inclusive do município. Vamos identificar os responsáveis e denunciá-los. As ruas não foram feitas para serem habitações a céu aberto.

A prefeitura de Santos disponibiliza um canal através da Ouvidoria Digital:

Prefeitura de Santos - Ouvidoria Pública

Neste endereço é possível cadastrar ocorrências e reclamações na Ouvidoria Municipal que, conforme o caso, oferecerá denuncia para a Secretaria de Assistência Social. No entanto, por e-mail, Ref 14157/2018, a Secretaria informou que:

"A Equipe de Abordagem Social realiza um trabalho constante nas ruas da cidade, criando vínculo com pessoas em situação de rua com o objetivo de ofertar orientações e encaminhamentos à rede sócio assistencial do município. Além de seu trabalho de monitoramento e busca-ativa, essa equipe pode ser acionada a qualquer horário pelo telefone 0800-177766. Salientou que as pessoas são convidadas a aceitar encaminhamento de forma voluntária, de acordo com o preconizado na Constituição Cidadã de 1988 e nas normativas e legislações vigentes, não realizando-se, assim, conduções coercitivas, conforme resposta da coordenadora de Atenção à População em Situação de Rua Miriam Aparecida de Araújo. MC."

Secretaria Municipal de Assistência Social

Rua Quinze de Novembro, 195, 8º andar, Centro Histórico, Santos/SP, CEP: 11010-151 

Tel: (13) 3213-1499

Quotes: IDH; Habitação; Litoral; Santos; Dignidade Humana.